No dia 14 de maio de 2016 foi realizado o III Encontro Regional de Educação: Escola e Família Pelo Direito de Ensinar e de Aprender na escola. O encontro reuniu três escolas do Polo Leste no bairro Morumbi: E.M. Hilda Leão Carneiro, E.M. Eugênio Pimentel Arantes e EMEI Anísio Spínola Teixeira, sendo sediada pela E.M. Hilda Leão Carneiro. Este encontro esteve aberto para visitação da comunidade com início às 9h. A Diretora da escola sede, Michele, abriu o evento, agradecendo a presença de toda a comunidade e escolas visitantes. Foram apresentadas diversas atrações como sorteios, teatro, música e palestras contemplando a temática. Os alunos da Escola, com meio do projeto mais cultura, exibiram uma peça teatral, levando a comunidade presente a refletir sobre a importância da parceria escola e família.
A Senhora Simone Souza, mãe de Maria Vitória e Ane Gabriele, alunas do 2° período e 2° Ano na Escola Eugênio Pimentel, ressaltou a importância do evento, por ter tido a oportunidade de apreciar as produções expostas e com mais satisfação as que foram desenvolvidas pelas filhas. Ela afirmou ainda que a escola tem desempenhado um papel significativo enquanto instituição. Maria Cláudia, Professora das turmas de berçário e GI na EMEI Anísio Spínola, disse ser a proposta do encontro muito boa, porém acredita não ser o caminho para alcançar o objetivo de interação com as famílias, uma vez que, para ela, os pais não se interessam pelas exposições pedagógicas. Salientou, ainda, que o encontro contribui muito mais para os docentes do que para os alunos, pois proporciona troca de experiências entre os profissionais. As Diretoras Lucélia Carlos Ramos e Neuraídes Maria Barbosa Silva afirmaram que o encontro tem sido satisfatório e bem mais tranquilo se comparado a outros, pelo fato de reunir apenas três unidades, tornando mais fácil a interação com as famílias e comunidade.
O Evento contou com a presença da Professora Drª Benvinda Rosalina dos Santos (Coordenadora do Curso de Biomedicina na UFU) que, na oportunidade, parabenizou aos pais pela participação no III Encontro Regional de Educação. A professora convidada comentou que não basta matricular seus filhos na escola. É necessário incentivá-los a permanecer com apreço pela instituição. Ela relatou sobre sua origem e as dificuldades que enfrentou para chegar a realização de seu sonho, atribuindo todo êxito de sua conquista ao incentivo de seus pais, quando diziam para que se apegasse aos livros e mantivesse envolvimento com a escola. Observou que os livros foram a herança que mudou sua vida. E concluiu incentivando todos a lutarem pelos seus sonhos, e a acreditarem em um futuro melhor. Reafirmou que o apoio familiar constitui fator importante para realização das conquistas. O evento foi finalizado com sorteios e outra palestra ministrada pelo advogado Hélio Tomaz. Ele abordou a questão da educação em relação ao mercado de trabalho, em relação aos principais problemas do sistema educacional, em relação aos procedimentos escolares e em relação aos pais. O advogado levantou a seguintes questão: O que as escolas esperam dos pais? E como resposta destacou o zelo pela frequência, o respeito aos horários, o cuidado com a higiene, e a responsabilidade com o próprio filho. Ou seja, o envolvimento dos pais em relação a vida escolar de seus filhos. Por outro lado, para ele, os pais esperam que a escola seja continuidade dos valores e dos ambientes saudáveis familiares e que respeite as diferenças e valores culturais de cada aluno. Destacou a importância de a escola ter regras educacionais claras, objetivas e isonômica, para que os alunos assimilem valores próprios da educação para a cidadania. Ele finalizou sua exposição lembrando uma frase de Pitágoras que diz “Eduquem os meninos e não precisaram castigar os homens”. O evento obteve participação satisfatória em relação ao corpo docente e discente, bem como a comunidade, tornando o III Encontro Regional de Educação um sucesso no bairro Morumbi.