No dia 14 de maio de 2016, realizou-se na Escola Municipal de Sobradinho, polo norte, nas dependências do anfiteatro do Instituo Federal do Triângulo Mineiro – IFTM – das 7h às 14h30min o III Encontro Regional de Educação. O evento cumpre as ações do Movimento Permanente de Reorientação Curricular, com vistas a fomentar a participação da família na escola, tendo por objetivo de alcançar a qualidade social da educação. Num primeiro momento, escola e comunidade compartilharam um farto café da manhã, preparado pela equipe de Auxiliares de Serviços Administrativos da Unidade, enquanto profissionais da escola organizavam as salas de aula para a mostra pedagógica e recebiam os pais. Às 8 horas, todos foram encaminhados ao Anfiteatro do IFTM para receberem as boas-vindas da Diretora Neusa Aparecida Rocha Carvalho que compartilhou a pauta do Encontro e agradeceu a participação de todos para celebrar o Dia da Família. Um número considerável de participantes prestigiou o evento realizado pela escola. Dando continuidade às atividades, a pedagoga Vanessa Portes Galvão Gozaga trouxe uma reflexão sobre o momento político e ético do Brasil com a música de João Alexandre: “ Para Cima Brasil”. A Equipe de Professores da E.M. de Sobradinho foi apresentada aos pais. Nesse momento, muitos professores compartilharam sobre a importância de se estreitar o vínculo família-escola e colocaram-se à disposição da comunidade. Estava em pauta uma apresentação musical com Pedro das Gerais, porém o músico e professor da rede foi cantar em outra escola. Foram apresentados à comunidade os projetos desenvolvidos na/pela escola no período de 2014 a 2016. Em seguida, foi apresentado o documento relativo ao Movimento Permanente de Reorientação Curricular no Ensino Fundamental – Reescrita e Atualização do Projeto Político Pedagógico da Unidade.
A escola foi prestigiada com apresentações musical e teatral, culminância do Projeto “ Músicas daqui ritmos do mundo”, desenvolvido pelas professoras de Literatura, Música e Culturas Regionais e Locais. Trata-se de um projeto de cunho multidisciplinar, trabalhado durante o bimestre que tem como eixo norteador os ritmos musicais. A apresentação foi um sucesso, e contou com a participação de todas as crianças da educação infantil e anos inicias. Alunas do 9º ano também fizeram uma belíssima apresentação de dança, com coreografia inspirada no estilo “ Dança de Rua”. Em seguida, alguns pais foram convidados a darem seu depoimento sobre a Escola Municipal de Sobradinho. Emocionados, agradeceram o acolhimento caloroso da escola, especialmente da diretora Neusa, com seus filhos. Muitos dos pais foram alunos da escola e expressaram carinhosamente gratidão e contentamento por repetirem sua história escolar na vida dos filhos. Alguns pais se manifestaram da seguinte forma:
- “ Quando mudei para a cidade, conversei com a secretária Gercina, e ela me disse para matricular na E.M. de Sobradinho, porque era uma excelente escola. Não tiro meus filhos daqui por nada”.
- “ A escola oferece um ensino de qualidade. Eu mando minha filha para a escola com tranquilidade, pois sei que minha filha será bem assistida”.
- “ Fui aluno da escola e hoje tenho meus dois filhos estudando nessa escola. Observo o amor com que os meus filhos são tratados na escola e como eles gostam de estar aqui. Estou muito feliz em ver tantos pais participando deste Dia da Família, pois os pais são muito importantes para a escola”.
- “ Moro na fazenda há quatro anos, e minhas filha são muito felizes aqui na escola, principalmente pela segurança que a escola dá”.
Por volta das 10h30min, foi servido um almoço para todos participantes. Às 11h30min, os pais foram convidados a prestigiar a mostra pedagógica dos principais rabalhos/atividades/projetos desenvolvidos no decorrer do bimestre. A grande maioria dos trabalhos apresentados na Mostra, inclusive as maquetes relacionadas ao tema “Feudalismo”, foi confeccionada na própria escola, durante o horário de aula, tendo em vista que os alunos utilizam o transporte escolar da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Por este motivo, torna-se inviável o deslocamento no extra turno de suas atividades escolares. Durante o evento, os pais puderam, também, conversar com os professores sobre o rendimento escolar dos filhos e lhes foram entregues os boletins, portfólios e fichas individuais de acompanhamento. Por volta das 12h30min, alunos e pais foram dispensados. Todos os servidores, porém, continuaram na escola para organizá-la e prepará-la para as atividades da semana. Em uma avaliação do evento, a professora Ledesli das Graças Evangelista Rodrigues revelou que a maior dificuldade enfrentada, atualmente, por servidores e alunos diz respeito à precariedade do espaço físico. Há o enorme anseio de que a nova sede da escola seja construída em um espaço já existente. Inclusive, o projeto já foi elaborado. Apesar dessa e de outras dificuldades, o evento demonstrou haver, por parte dos profissionais da escola, um grande envolvimento com o trabalho desenvolvido, transformando as dificuldades em aprendizado.