O “I Encontro Regional de Educação: Discutindo a qualidade social e o direito de ensinar e de aprender” superou as expectativas dos organizadores e reuniu cerca de seis mil participantes em Uberlândia na manhã desta segunda-feira (26). O evento realizado na Arena Sabiazinho foi organizado pela Prefeitura de Uberlândia e parceiros. Durante a ocasião, os profissionais do magistério discutiram a qualidade social e o direito de ensinar e de aprender que norteiam o processo pedagógico. O Encontro foi gratuito e recebeu educadores públicos e particulares de Uberlândia, outras cidades de Minas Gerais e outros estados. No turno da tarde haverá mostra de painéis e mesa redonda da Rede de Formação Continuada.
Miguel Arroyo
Uma das presenças mais aguardadas no Encontro foi a do educador Miguel Arroyo, considerado uma referência na pedagogia. Ao iniciar sua palestra, ele destacou que poucas vezes viu um evento que reunisse cerca de seis mil educadores como o de Uberlândia. Durante mais de uma hora, Miguel Arroyo atraiu a atenção e foi aplaudido, pela plateia, várias vezes ao abordar itens como papel social da educação, preparação dos profissionais, funções desenvolvidas no dia a dia, responsabilidades e conteúdos programáticos. “Todos nós temos responsabilidades sociais com a educação, uma área à qual não podemos ver de forma quantitativa, mas acima de tudo qualitativa. Também devemos entender que nunca teremos a educação pronta. Ela estará sempre sendo alterada e se modificando”, afirmou. O palestrante defendeu a participação ativa dos gestores em discussões com os estudantes sobre os direitos de cada indivíduo nos processos de ensino-aprendizagem. Miguel Arroyo é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Educação pela Stanford University, nos Estados Unidos, e pós-doutor pela Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. O escritor também é professor da Faculdade de Educação da UFMG.
Realizadores do Encontro
O Encontro é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação; da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU (Proex/UFU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O evento tem o apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), da Faculdade de Educação da UFU (Faced / UFU) e das secretarias municipais de Governo e de Comunicação Social.